Teor alcoólico do vinho

O teor alcoólico dos vinhos, muitas vezes, é um fator considerado na hora da compra. É interessante saber que a classificação do vinho se dá também de acordo com o álcool contido nele. Afinal, da onde vem o álcool do vinho e o que ele influencia na bebida?
Da onde vem o álcool do vinho?
O álcool presente no vinho é produto da fermentação alcoólica feita pelas leveduras, fungos microscópicos que obtêm energia através dessa fermentação, na ausência de oxigênio. Eles usam o açúcar do sumo das uvas frescas e o transformam em álcool etílico.
O teor alcoólico
Além do álcool, também há produção de gás carbônico, que se desprende no final do processo, e calor. O teor alcoólico do vinho é o álcool que está contido em 100 litros da bebida, medidos a 20 ºC. O vinho fino, geralmente, tem de 8,6% a 14% em volume no Brasil, segundo nossa legislação. Acima desse valor, o vinho é considerado licoroso e, abaixo, leve.
O que significa % v/v?
Quando você vir a indicação % v/v em uma garrafa de vinho, por exemplo, 10% v/v, isso significa que em 750 ml da bebida há 75 ml de álcool.
Qual o papel do álcool?
O álcool tem relação com a densidade da bebida, trazendo a sensação de corpo do vinho. Um rótulo pode ser mais ou menos encorpado também dependendo do teor de açúcar e da concentração de taninos.
O álcool colabora com a sensação de maciez e doçura no paladar. Ele também enriquece os aromas do vinho, além de contribuir para a sua conversação.
Mais Posts
-
Principais Uvas Tintas
Conheça as características das uvas tintas mais conhecidas do mundo.
Read More -
5 Vinhos para o Inv...
Nenhuma estação combina mais com vinho do que o inverno. Confira nossas dicas de vinhos para a estação mais aconchegante do ano.
Read More -
Harmonização Queijo...
Quando pensamos em harmonizar algo com vinho, os queijos nos vêm logo à mente. Saiba como combinar essas duas delícias.
Read More