Como abrir vinhos

Os vinhos possuem vários tipos de vedantes, como rolhas de cortiça, rolhas sintéticas, screw cap (tampa de rosca) e vinolok (rolha de vidro). Embora não seja muito complicado abrir a garrafa, às vezes, podem surgir algumas dificuldades.
Saca-rolhas
Para abrir vinhos vedados com rolhas, o saca-rolhas é fundamental. Existem muito modelos no mercado, mas um dos mais práticos e seguros de usar é o de dois estágios, também chamado de amigo do garçom. Usar o saca-rolhas da forma correta, sem esfarelar ou quebrar a rolha, é uma questão de prática.
Esse saca-rolhas de dois estágios deve ser usado assim: com a lâmina, corte a cápsula, que fica em volta da boca da garrafa. Aí, é só fazer um corte vertical na cápsula, para tirar a parte que você cortou.
Enrosque a espiral do saca-rolhas no centro do vedante e encaixe o ponto de apoio número um na boca da garrafa. Puxe a alavanca para cima até o máximo que puder. Troque, então, para o segundo ponto de apoio, encaixe na garrafa e termine de tirar a rolha.
Screw caps
Para abrir os vinhos vedados com screw cap, a prática tampa de rosca, ao contrário do que muitos pensam, você precisa girar a garrafa e não a tampa. Isso porque o peso da garrafa facilita que o rosqueado se solte do gargalo.
Vinoloks (rolhas de vidro)
Os vinhos vedados com vinolok, as charmosas rolha de vidro, são considerados os mais fáceis de abrir por muitas pessoas. Eles têm anéis de vedação produzido com material sintético. Aí, para retirar a rolha, é só colocar um pouco de pressão e retirar com o dedão, segurando o gargalo com os outros dedos.
Mais Posts
-
Principais Uvas Tintas
Conheça as características das uvas tintas mais conhecidas do mundo.
Read More -
5 Vinhos para o Inv...
Nenhuma estação combina mais com vinho do que o inverno. Confira nossas dicas de vinhos para a estação mais aconchegante do ano.
Read More -
Harmonização Queijo...
Quando pensamos em harmonizar algo com vinho, os queijos nos vêm logo à mente. Saiba como combinar essas duas delícias.
Read More